Em recente passagem por Juiz de Fora, a jornalista Mônica Salgado apontou o conceito com um dos mais fortes no universo da moda
Luxo silencioso, subjetivo, discreto ou até luxo quieto, como vem sendo traduzido em português. O ‘quiet luxury’ é a nova face do luxo, onde menos é mais. É a valorização das peças básicas de alta qualidade, dos materiais nobres e do ‘design’ atemporal, sem ostentar logotipos ou excessos. O foco está nos detalhes sutis, na sobriedade e na durabilidade. A arte da simplicidade.
Em recente palestra na cidade, a jornalista Mônica Salgado destacou o ‘quiet luxury’ como um dos conceitos mais fortes na moda e beleza. Ela compartilhou ‘insights’ no Lux Experience - que tive a honra de conduzir - evento realizado na atmosfera elegante da Elemento Casa, organizado com maestria por Valéria Borges Costemalle e Patrícia Cestaro.
“É o luxo que não ostenta. A celebração da sofisticação e da elegância das coisas boas”, ressaltou Mônica, cuja trajetória no universo da moda me inspira desde as revistas Vogue, Elle e Glamour.
Minimalismo com toque de sofisticação
Revisitando o minimalismo dos anos 1990, o ‘quiet luxury’ entrega elegância por meio de peças discretas e de cores neutras, que evitam logos aparentes.
A tendência apontada como um reflexo pós-pandemia, representa também uma resposta a questões ligadas à sustentabilidade, ao ‘fast fashion’ e ao excesso de consumo.
O luxo discreto ganhou força em marcas como Loro Piana, Hermès, MaxMara, The Row e Bottega Veneta e viralizou com a popularidade da série “Succession” da HBO Max.
Um guarda-roupa que reflita a tendência inclui blazers, suéteres, sobretudos, ‘trench coats’, camisas brancas, calças de alfaiataria, camisas e blusas de seda, além de calçados clássicos e atemporais, como scarpins, mocassins e sapatos oxford.
Peças de corte impecável e caimento perfeito com detalhes que também recebem muita atenção, como botões e zíperes. Materiais nobres como seda, linho, cashmere, lã merino, couro e algodão puro são destaque. Paleta de cores que facilmente combinam entre si, sóbrias e discretas, como branco, bege, cinza e preto.
A tendência do ‘quiet luxury’ transcende a moda e impacta áreas como ‘design’ de interiores e automóveis. Nesta abordagem mais discreta e sofisticada para o luxo, pessoas que buscam um estilo de vida mais minimalista e consciente valorizam produtos e experiências de alta qualidade, que realmente agregam valor.
FICHA TÉCNICA:
Mônica Salgado e Patrícia Alvim usam conjuntos de alfaiataria da Skunk, na ‘vibe’ quiet luxury
FOTO STUDIO ALUIZIO
MaxMara, Loro Piana e The Row: marcas de luxo representantes do ‘quiet luxury'
FOTOS: REPRODUÇÃO SITE DAS MARCAS
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